• Sara Silva

Maquiagem: passo a passo

Atualizado: Abr 21




Olá meninas, nesse artigo vou mostrar o passo a passo da maquiagem que eu mais indico. Para uma maquiagem duradoura, com um bom acabamento, sem craquelar.

É importante seguir todos os passos para uma makeup mais profissional. Porém isso é muito individual, por exemplo se você não gosta de iluminador, pode pular esse passo.


Essa maquiagem é mais geral, pode se acrescentar passos para a noite, e se desejar retirar passos para o dia. Isso vai da sua preferência e gosto.





1.Lavar a pele e hidratar:


Deve lavar o rosto com água fria, com o sabonete específico para o seu tipo de pele. Depois disso é interessante passar um tônico facial e/ou água micelar.



Para que serve o tônico facial? Ajudam a normalizar o pH da pele e também eliminam resíduos que o sabonete não conseguiu retirar, como os de maquiagem e filtro solar.


Para que serve a água micelar? A água micelar é um produto com múltiplas propriedades: remove a maquiagem, limpa, tonifica e hidrata a pele.




Feito isso, devemos passar um sérum e um creme hidratante e é muito importante que a pele absorva esses produtos, então antes de passar para o próximo passo devemos aguardar um momento.


Além disso nesse passo, se for feita a maquiagem de dia deve-se passar protetor solar também, porém deve ser um protetor bem balanceado quanto a oleosidade, para não comprometer o resultado da makeup.


Para que serve o sérum? Apresenta funções específicas de hidratação e revitalização, mas também serve como firmador da pele e atua na prevenção dos sinais de envelhecimento.


2.Passar um Primer.



O primer prepara a pele para a maquiagem: Sua função é retirar a oleosidade da pele, prolongar o tempo da maquiagem e amenizar as linhas de expressão.

Ele também fecha os poros, promovendo assim um disfarce óptico na pele. Ajuda também na questão do craquelamento da maquiagem.


Indispensável para um bom acabamento da pele. Sendo mais indicado seu uso no centro do rosto: testa, nariz e olheiras.



3. Aplicar a base e corretivo:



Deve-se aplicar a base correta do tom da pele. Recomendo aplicar com um pincel específico e depois dar um melhor acabamento com uma esponja.



Em seguida vem com o corretivo, nas partes que se deve iluminar assim como na imagem abaixo.



Importante destacar que se deseja cobrir imperfeições deve se passar um corretivo do tom da pele primeiro, antes de passar um corretivo de um tom mais claro, que fará a iluminação da pele.




Existem alguns corretivos coloridos também, cada um serve para um tipo de imperfeição, devemos descobrir qual a nossa, como espinhas e vermelhidão, eu explico em um outro artigo se vocês quiserem. Vamos para o próximo passo.


4. Fazer o contorno




O contorno deve ser feito como na imagem acima, variando um pouco para cada tipo de rosto.

A técnica serve para disfarçar ou realçar uma determinada área, como afinar o nariz, por exemplo, além de tirar o efeito artificial que ficamos quando aplicamos somente a base.


Devemos escolher qual o tipo de contorno: em pó ou em base. Eu particularme prefiro em pó, e troco o pó compacto por um pó bronzeador iluminador, para dar mais brilho a pele, porém isso é algo muito particular.



5. Selar a pele com pó



Devemos selar a pele com pó para evitar de craquelar e derreter a maquiagem, hoje em dia usamos mais o pó solto da seguinte forma, colocamos nas áreas de iluminação do rosto uma quantidade grande de pó com o auxílio de uma esponja, esperamos um momento até a pele absorver e em seguida tiramos o excesso com um pincel.


6. Preencher a sobrancelha.


Para preenchimento da sobrancelha temos vários produtos como lápis, sombra, pasta e máscara para sobrancelha. Devemos escolher qual a melhor para gente.



Eu prefiro a sombra ou a pasta e logo depois uma máscara de sobrancelha com um tom mais claro para dar mais naturalidade.



7. Escolher como faremos os olhos

Depois disso devemos maquiar nossos olhos, para isso devemos escolher qual a técnica desejamos, essa vai variar de ocasião para ocasião.



Por exemplo, passar uma sombra para marcar o côncavo e um delineador, fazer um esfumado, colocar glitter e assim por diante. Isso depende muito para o lugar que vamos, se é noite ou dia, se é mais formal.


8. Passar máscara de cílios

Esse sim é um passo que não deve faltar, sempre devemos passar máscara em uma maquiagem ( não é como o delineador que podemos optar ou não), pouca ou muita, isso depende de você.



Eu geralmente passo máscara e em seguida venho com os cílios postiços quando vou sair, dependendo da ocasião coloco um cílios bem naturais e em outras uns bem mais chamativos, porém uma maquiagem mais para dia eu opto somente pela máscara.


9.Blush


Devemos passar o blush para devolver naturalidade para a pele, com um aspecto saudável, o blush também é indispensável



Porém, devemos escolher em qual ocasião devemos passar mais ou menos blush.


10. Iluminador


O iluminador também é algo relativo ao seu gosto. O iluminador tem a função de finalizar a maquiagem, destacando as áreas em que é aplicado. Na minha opinião o iluminador deixa a maquiagem mais bonita e profissional.



Podemos passar em algumas ocasiões e outras não. Dependendo da sua preferência.



11. Batom

O batom é indispensável e dependerá do seu gosto. Também é importante olharmos os olhos e escolhermos um batom que vai combinar com eles.



O batom não tem muito segredo, porém podemos optar por um Tint, gloss, batom mate, batom cremoso, em líquido ou bastão.


12. Finalização com água termal ou bruma.


A finalização com um desses dois produtos, é muito importante, pois vai devolver a hidratação e tirar o aspecto de pó da maquiagem, fazendo que a maquiagem fique mais viva, bonita e que dure mais. Além disso evita também o craquelamento da maquiagem.



Esse foi o passo a passo que eu uso em minha maquiagem. Espero que tenham gostado, e lembre que a prática leva a perfeição. Hoje em dia, damos muito valor nos cuidados com a pele, procure ter uma rotina de cuidados com a pele.



E PARA QUEM TEM INTERESSE EM FAZER UM CURSO PARA APRENDER TODOS OS TRUQUES E FICAR EXPERT NA MAQUIAGEM
EU INDICO ESSES 3 CURSOS, DEPENDENDO DO SEU OBJETIVO:

1- Curso Online de Automaquiagem:

Eu indico esse curso para iniciantes que desejam aprender como se maquiar.



2-Curso de Maquiagem na Web:

Esse indico para as pessoas que além de se maquiar desejam aprender alguns truques mais elaborados e maquiar amigas e parentes.Ou seja, as que desejam ter isso como um hobby.



3- Curso de maquiagem profissional online:

Esse eu indico para você que não sabe nada, porém deseja trabalhar um dia com maquiagem. E também para qualquer pessoa que tenha um desejo de trabalhar com maquiagem.



Espero que tenham gostado. Por Sara Silva.


63 visualizações

©2020 por Sara.com. Orgulhosamente criado com Wix.com